Pular para o conteúdo principal

Diferença entre Reclusão e Detenção


Pena de Reclusão e Pena de Detenção qual a diferença?


Pena de Reclusão e Pena de Detenção, ambas se enquadram na PPL (Penas Restritivas de Liberdade). 

A pena de Reclusão necessita ser cumprida em regime fechado, semiaberto ou aberto, agora a Detenção em regime aberto ou semiaberto. Vejamos:

A Reclusão é um regime em qual lugar o réu é de alta periculosidade, adentra em um presídio, normalmente cumpre a pena em regime inicial fechado, de segurança máxima, pois perpetrou um crime muito grave, aqueles que choca a sociedade, quando preso, precisa corroborar progresso, sem exercer mais crimes, tem trabalhos em áreas agrícolas, industriais ou estabelecimento similar, cumprindo em horário diurno. O artigo 39 do Código Penal descreve que o trabalho do preso sempre será remunerado, sendo-lhe garantidos os benefícios da previdência social, ou seja, o preso aprende dentro do presídio e na prática a ter uma vida em sociedade.

A Detenção é um regime onde o autor do delito efetivou um ato ilícito menos grave, desse modo ingressa em uma penitenciária, não admitindo que o cumprimento de sua pena seja em regime fechado, por conseguinte, normalmente cumpre em regime inicial semiaberto, existindo a possibilidade de transferência em direção ao regime fechado, no qual identifica que efetuou outros crimes mais graves.

Segundo o Código Penal no Artigo 33, aponta determinados critérios a fim de demonstrar no qual regime o condenado poderá cumprir sua pena. 

Racional concluir que a Reclusão tem a finalidade de assegurar condenação mais grave e Detenção para punição mais leve.

Comentários

  1. Muuito bom, espero novos posts relacionados a área :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou, aguarda que vem novidades por ai!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Em qual faculdade estudar? Dicas para te ajudar!

      Se você não tem noção em qual universidade estudar, esse guia irá te ajudar e muito! Há muitos pontos para ser levado em consideração na hora da decisão, do mesmo modo quando escolhemos qual carreira seguir, falando nisso ,você pode acompanhar aqui no blog temos três dicas inéditas em relação a carreiras.  Chega de enrolação e veja algumas dicas de qual faculdade ingressar, bora lá! Primeiro de tudo é a Estrutura: Primeiro de tudo você deve olhar a estrutura que a faculdade tem a oferecer aos alunos, pensando no curso que você escolheu, como laboratórios,  biblioteca,  cantinas para refeição e entre outras, se ela te oferece tudo aquilo que você considera necessário para sua área, seria uma ótima opção para ter uma boa formação. Como por exemplo ciências humanas, que exige uma boa e grande biblioteca para que os alunos possam obter um ótimo conhecimento. Segundo ponto a ser analisado é Avaliação: Recomendo que você buque saber se a Faculdade está na lista do reconhecimento do MEC

Nova Lei de Licitações de Contrato, o que mudou?

  A licitação é um processo oficial que a administração pública brasileira realiza para oficializar contratos para adquirir produtos e serviços, realizar execução obras e movimentação de bens. Esse procedimento é necessário para que haja uma condição justa e transparente a todas as empresas que desejam fechar parcerias com governos e escolha uma opção vantajosa para seu propósito.   Até o começo de 2021, a licitação era regida pela Lei 8.666/1993,que apresentava os princípios desse processo, as modalidades existentes e suas fases e tinha complementos com a Lei do Pregão (Lei nº 10.520/02) e a Lei do Regime Diferenciado de Contratações ( Lei  12.462/11), que serão substituídas total e parcialmente.  Então, entrou em vigor, a  Lei nº 14.133/2021  que reformulou vários aspectos pertinentes à  Lei de Licitação  e suas complementares, lei essa que traz à conjuntura dos contratos administrativos, atingindo assim a todos os agentes envolvidos bem como a própria Administração Pública. Ve